E para o VFX no Brasil? Muda algo?

Hoje já temos alguns indícios que poderemos ficar ainda mais isolados. Muito se fala em mercado mundial de VFX e com toda essa discussão dá para arriscar se haverá alguma mudança no mercado brasileiro.

redentor

Essa semana o foco foi o VFX, como deve ser, o que não se deve fazer e possíveis causas de todo esse absurdo. Existe uma associação chamada VES que é o que chegamos mais perto de um sindicato americano de artistas e profissionais de efeitos. Em uma citação da VES chamando para uma convocação mundial, eles defendem o aumento dos subsídios com o pagamento de taxas também para a Califórnia, isso resolveria o problema financeiro de muitos estúdios de Hollywood. É dinheiro de arrecadação do governo americano sendo investido nas produções. Abaixo parte da carta da VES.

First, we call upon Governor Brown and the State Legislature to immediately expand its tax incentive program for the entertainment industry and to include a focused approach concentrated on the visual effects and post production sectors of the industry.

Até aí tudo bem, mas e o mercado internacional? Como ficariam os incentivos em outros países?

Muitos acreditam que essa medida levaria a uma maior volatilidade do mercado, onde os efeitos teriam valores acima do real. Em muitos lugares ainda existiriam empresas sem nenhum benefício do governo, nesse caso continuariam com os problemas financeiros. Os estúdio de Hollywood estão muito interessados em toda essa movimentação já que o volume de dinheiro é grande. Isso criaria uma guerra de subsídios com outros estados e países, o mercado torna-se cada vez mais inconstante.

Agora vamos pensar aqui no Brasil. Tais medidas iam nos isolar cada vez mais de qualquer tipo de crescimento na área de VFX para cinema. Primeiramente porque nenhuma empresa estrangeira poderia ao menos sonhar em abrir uma filial no Brasil. As nossas taxas e juros são os maiores do mundo, mesmo com uma mão de obra mais barata os lucros seriam baixos. Com mais dinheiro entrando em Hollywood, mais tecnologias serão desenvolvidas e sempre estaremos a um passo atrás. Simples assim.

E você realmente acreditou que o governo brasileiro iria competir em taxas e incentivos com o Canadá e Reino Unido?

Anúncios

5 Respostas

  1. Cassio

    Antes de postar pense, não é um ataque!
    100% das produções nacionais são incentivadas via isenção fiscal no brasil!
    E pesquise, o Brasil tem lugares como Vancouver!
    olhe sua imagem do post e veja este link!
    http://www.riofilmcommission.rj.gov.br/

    Não é assim que a vamos mudar!
    Abs!

    28/02/2013 às 10:39

  2. Fala Cassio!!

    Legal sua mensagem, eu não conhecia o Rio Film Comission. Na verdade poucos conhecem… Eu tenho a certeza que 100% da produção de cinema nacional é incentivada porém a mensagem que eu quis passar é sobre o nivel de incentivo que dado fora do Brasil é totalmente diferente do que acontece por aqui.

    Acho que a principal forma de mudar algo é primeiro entender como estamos indo. O sentimento brasileiro do “Tudo vai dar certo um dia” me entristece. Muitos esperam sentados, iludidos. Muitos correm atrás e sentem na pele o que é não conseguir um incentivo para projetos, se o background não é forte, muita gente morre na praia.

    Uma dúvida que tenho, esse dinheiro do incentivo é retirado de dinheiro público? Isso já diz muita coisa…

    O meu texto não é um ataque, ele coloca duas questões importantes que estão sendo discutidas em Hollywood e o reflexo disso no Brasil. São fatos, não opiniões! Lógico que eu queria que meu país fosse um símbolo no mercado de criação de VFX, mas estamos muito longe disso.

    É tempo para pensar e discutir! Estou aqui para somar.

    28/02/2013 às 11:01

  3. Oi Uno,
    Se levarmos em consideração a história do cinema , na verdade Brasil e USA possuem duas perspectivas bem diferentes.
    Enquanto lá a história dos efeitos especiais soma-se a história do cinema( nasceram praticamente juntos, com Mélies, no Brasil
    isso não se deu, justamente por conta da falta de grana e por ter o Brasil uma tradição mais documental, daí começa nossa diferença técnica em relação aos USA.Lá também sempre houve a tradição do financiamento privado, porque sempre souberam do bom retorno financeiro de um filme. Aqui o governo tem que colocar incentivo fiscal justamente para convencer a iniciativa privada de que investir em cultura é bom, assim acredito ter caminhos parecidos mas em direções diferentes. Com toda essa crise mundial, Hollywood precisa de incentivos do governo , enquanto nossa cultura – os filmes comerciais – para existirem sempre precisaram de um empurão e acredita-se numa tendência a não mais dependerem do governo( assim acredita ele, mas até quando não se sabe).Acho que com toda essa crise o maior impacto Infelizmente será quanto a mão de obra. Se no Brasil ela já não é bem remunerada e não existe uma legislação trabalhista para isso, com todas essas demissões e com a alta do Brasil e eventos do próximo ano criarão uma migração de mão de obra, essas com certeza mais bem pagas ( mais experiência, maior contribuição inclusive tecnológica) do que a mão de obra nacional..sem dizer na banalização dos cursos e pós-graduações no Brasil que mais arrecadam dinheiro do que
    ensinam animação ou efeitos.Acho que o maior impacto será aí…se não for criado uma legislação e um sindicato específico para a categorai no Brasil e verdadeiras escolas na áreaa gente vai ver emprego de 500 reais para um faz tudo e de 30.000 para um especialista de hollywood. Num sei se tô blêfando, mas pelo que conheço desse nosso mercado…

    28/02/2013 às 11:47

  4. PS : A mão de obra no Brasil, não é sempre mais barata. 🙂 Lá foram não pagam tão bem, principalmente em grandes produções.

    28/02/2013 às 12:03

  5. Bom, não conheço o mercado lá fora…e a crise nos USA é inclusive é uma dessas, né? estão contestando os lucros etc… não quis dizer que o mercado aqui é mais injusto do que lá, mas que ainda temos a cabeça que o que vem de fora é melhor …

    28/02/2013 às 13:35

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s