A estígma do apertador de botão

A comunidade de artistas e engenheiros de VFX está pela primeira vez unida. Em nenhum outro momento da história do cinema podemos ver tanta gente apoiando uma idéia que vem a consolidar o sucesso de anos de estudo e trabalho. Talvez seja essa a grande característica que os “Ang Lees” da vida não conseguem entender. Não somos máquina, e sim profissionais!

Quando comecei a trabalhar na área era mais comum ouvir que o trabalho tem que ser feito pelo “operador”. Eu estudei e trabalhei muito em uma área de criação para ser chamado de operador?? Mais eu opero exatamente o que?

525244_10200152923497685_1368530687_n

Set de filmagem de “A Vida de Pi”.

 

Acredito que eu opero em uma indústria de “faz de conta”. Cinema e televisão é fazer muito com tão pouco e cada vez isso se torna mais expressivo como por exemplo o surgimento e popularização de câmeras DSLR e softwares baratos/open source. Se voltarmos 15 anos atrás, a tecnologia era outra, precisaríamos de profissionais especializados nas máquinas, para apertar os botões certos. Não é necessário saber sobre cor, arte, design ou afins, apenas obedecer as ordens dadas pelos mais experientes.

Hoje o papo é outro. O volume das produções que utilizam efeitos visuais também aumentou, inclusive os profissionais que trabalham nessas áreas são cada vez mais versáteis e sempre atentos às novas tecnologias. Hoje quem trabalha com VFX está na ponta do iceberg de toda uma produção, é a famosa “Cereja do bolo”. Só que essa cereja não custa tão barato como se parece. Muitas vezes me sinto como se muitos achassem fácil chegar a um ótimo resultado com tão pouco tempo. Parece até que existe aquele famoso botão que apertamos e em 15 minutos temos uma cena incrível.

“-Tempo de render? Não existe uma forma de fazer isso mais rápido?”

Agora a culpa que é da máquina muda de lado!

48126_10151529210298474_883932957_n

Muitos artistas de VFX mudaram seus perfis do Facebook para protestar.

Mais do que a crise no mercado de VFX é tempo de pensar sobre o real valor do nosso trabalho. Uma profissão tão nova que proporciona muitos sonhos e gera muito lucro. Uma bomba pronta pra explodir!

Anúncios

Uma resposta

  1. Isso é algo que me incomoda bastante. “Ah, é só apertar uns botões e pronto”. É, né? Então faça você mesmo!

    26/02/2013 às 17:41

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s